Pesquisar

sábado, 12 de maio de 2012

Espaço Nova Acrópole lança, na Capital, programação dedicada a cultura e filosofia


           



         Outrora residência de uma tradicional família porto-alegrense, o Solar Palmeiro, no número 148 da Praça da Matriz, abriga, desde outubro do ano passado, o Espaço Cultural Nova Acrópole.
Nesta quinta-feira, às 19h30min, será realizado, para convidados, o pré-lançamento da escola, que passa a oferecer uma programação dedicada a filosofia, cultura e humanismo – ao mesmo tempo em que recupera a ligação dos porto-alegrenses com o prédio construído no século XVIII.

          O casarão abrigará quatro exposições anuais, a começar pela mostra Leonardo da Vinci. Nela, o trabalho do italiano como artista plástico, filósofo e físico é o ponto de partida para revelar – por meio de eventos como palestras e mesas de discussão – o pensamento dos renascentistas para além da obra que os tornou conhecidos. A principal atividade da organização, no entanto, são os cursos de filosofia à maneira clássica, que recuperam os ensinamentos de grandes filósofos para a vida prática – e no qual se formaram os profissionais que hoje ministram palestras no centro cultural. – A filosofia (na Antiguidade) não estava na academia, estava na rua. E a Nova Acrópole segue essa dialética filosófica. Conversamos, temos um modelo de reflexão, integramos conhecimentos da ciência com a filosofia, da psicologia com a filosofia. A filosofia tem que ajudar as pessoas no dia a dia – explica a diretora da instituição em Porto Alegre, Paula Ibarra.

           Essa ligação com o passado se dá também pelo prédio histórico do Solar Palmeiro, que teve o primeiro pavimento construído ainda na década de 1790, quando Porto Alegre tinha menos de 3 mil habitantes e ainda se chamava Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais.
As paredes largas mantêm as temperaturas amenas e o ambiente silencioso, apesar do barulho que o centro da metrópole produz do lado de fora. Além das salas de aula e exposição, o solar abriga jardins internos, ideais para a leitura de obras disponíveis na biblioteca da organização.
Após a cerimônia de hoje, será feita uma visita guiada pelas instalações do solar. O Espaço Cultural funciona à tarde e à noite (confira a programação de maio no quadro acima), e um café-bistrô será aberto em junho, funcionando também pela manhã.

         Mais do que facilitar a compreensão dos clássicos, a Nova Acrópole busca preservar e difundir o valor da filosofia para se pensar o presente. Criada há 54 anos, a organização sem fins lucrativos é mantida com o apoio de empresas e a contribuição dos associados. Com mais de 400 sedes em 63 países, a instituição atua na Capital desde 1987. 

Programação de maio


Leonardo da Vinci
Exposição:
> Mostra cultural temática que apresenta ao público o grande mestre da Renascença e um pouco da atmosfera desse período. Além da exposição, o público conta com atividades de temática renascentista.
> Aberta ao público a partir deste sábado até 30 de junho. Entrada franca.
> Visitação: segunda a quinta (13h30min às 22h), sextas (13h30min às 19h), sábados (10h às 20h).
> Visitas guiadas: quartas e quintas (20h30min) e sábados (17h30min).


Palestras:
> Dia 14 – "A inteligência genial de Leonardo Da Vinci", com Rafael Edison Rodrigues, às 20h, entrada mediante um quilo de alimento não-perecível.
> Dia 23 – "Os ideais da arte na Renascença", com Paulo Zoppas, às 20h, entrada mediante um quilo de alimento não-perecível.


Sarau:
> Dia 26 – Música, poesia, teatro, dança e malabares com temática renascentista, às 18h, entrada franca.


Outras atividades
> Dias 15 e 28 – Aulas inaugurais do Curso de Filosofia à Maneira Clássica, com Paula Ibarra (dia 15) e Tamara Porto de Ávila (dia 28), às 20h.


Informações
> A Nova Acrópole funciona na Praça da Matriz, 148. Informações e inscrições pelo e-mail portoalegre@nova-acropole.org.br ou pelo telefone 3023-4433


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário