Pesquisar

História do Município


BREVE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO


Situada a 95 km da capital Aracaju, São Miguel do Aleixo faz limite territorial com cidade de Nossa Senhora da Glória ao norte, com Ribeirópolis ao sul, com Nossa Senhora das Dores a leste e a oeste com Nossa senhora Aparecida. Segundo o último censo do IBGE a atual população é de 3.698.
A cidade de São Miguel do Aleixo começou a se formar na década de 1920, no período conhecida como Lagoa do Aleixo. Com a implantação de um pequeno comércio bem no meio da mata, e com a chegada de Domícius José das Graças a economia local começou a ser desenvolvida gradativamente. Outro morado ilustre foi o Sr. Almeida dos Santos o qual teve grande relevância pra educação no município.
O município foi fundado em 26 de novembro de 1963, até essa data pertencia a cidade de Nossa Senhora das Dores, teve como fundador Domícius José das Graças. No início só existiam três casas, uma de João Barbosa, outra de Eliziário e a outra mais afastada.
A economia é de subsistência, baseada na agricultura e a criação de bovinos. Além do artesanato local e da pesca que servem de renda extra aos moradores.
As lendas mais conhecidas desse município são a da Sereia e a do lobisomem, onde segundo moradores relataram ver uma sereia no rio que atravessa a cidade, o qual tem uma pedra apelidada de “pedra da sereia”, a do lobisomem seria um homem chamado João Valentinho, que se transformava em lobisomem e maltratava animais e pessoas das redondezas.


Autor: Márcio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário